Mensagem semanal do Padre Reginaldo Manzotti



Filhos e filhas,


Gostaria de nessa mensagem refletir um pouco mais sobre o Evangelho proposto no último domingo, dia 16 de setembro. A Santa Missa dominical deve guiar nossa reflexão da semana toda, por isso retomo este trecho do Evangelho, segundo São Marcos.

“Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”(Mc 8,27-33).

Nosso Senhor tem um diálogo bastante profundo com os apóstolos que resulta numa profissão de fé, mas também resulta numa condenação. Jesus pergunta: “Quem dizem os homens que eu sou?”, Essa pergunta é pessoal e é atual. Para nós, hoje: “Quem é Jesus?”.

Olhando para a vida de Pedro, vemos que foi um processo de maturidade espiritual, ele é o melhor exemplo de todo cristão na busca do discipulado, quando ele afirma “Tu és o Cristo”, uma profissão de fé fortíssima. Nossa resposta deve ser a de Pedro, Jesus é para nós o Senhor, é nossa salvação, é nosso redentor e fortaleza.

Porém, lembremos sempre que da mesma forma que Deus age em nós, o Inimigo também, por isso que temos que reforçar, mas não só em palavra, mas com gestos e ações, que Jesus é o Messias, porque logo depois de Pedro fazer essa declaração de amor que é fruto da fé, ele se deixa levar pelas suas paixões e repreende Jesus que já tinha feito um pacto de amor com o Pai.

Pedro teve um lapso mundano, são as forças que habitam em nós e isso demonstra o quanto somos volúveis. Em nós coabitam o bem e o mal, o divino e o humano. Pedro foi volúvel e nós também o somos. No dia a dia agimos segundo o pensamento de Deus e não dá um minuto agimos com os pensamentos humanos. Jesus é muito claro e pede que se aparte Dele, porque não pensa as coisas de Deus, mas as dos homens.

E nós também devemos refletir em nossa vida, em nossas decisões o que pensamos como filhos de Deus, com olhar e com a sabedoria de Deus, e, quais as situações que refletimos meramente com conceitos humanos.

Vou dar um exemplo, se alguém nos ofende, diz o Antigo Testamento “Que teu olho não tenha piedade. O talião — Vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé”. (Dt 19, 21). Porém, Jesus nos ensinou a amar nossos inimigos. Se pararmos para pensar, humanamente falando, é muito difícil amar os inimigos. Pensando de uma forma racional a pessoa deve pagar pelo o que ela fez. Agora do ponto de vista de quem pensa como Deus só existe o caminho do perdão.

Esse exemplo simples toca a nossa vida porque geralmente temos que perdoar quem amamos, se for um estranho, o ato acaba não nos dizendo nada, mas, quando um é um filho, um marido, uma esposa, um amigo, que, como disse Jesus comeu do nosso prato, isso dói, porque havia amor, havia um envolvimento emocional, confiança, entrega.

Por isso, no dia a dia quando estivermos diante dessas situações temos que pensar como Jesus agiria. Isso é pensar como Deus. Sempre que formos fazer alguma coisa contra alguém, temos que agir como Ele agiria. Muitos podem pensar, mas Jesus era Jesus. Não! Temos que ser como Jesus e agir como Ele. Isso é ser Cristão. Isso é vivenciar a Palavra de Deus.
 
Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas