Mensagem semanal do Padre Reginaldo Manzotti

Filhos e filhas,


Estamos na primeira semana do mês de setembro, mês dedicado a Sagrada Escritura, por celebrarmos São Jerônimo, o grande biblista que a traduziu dos originais em hebraico e grego para o latim. Mais do que ser um livro histórico, a Bíblia é portadora da mensagem de Deus. É por excelência um livro de anúncio, de revelação do amor de Deus.

Escrita por mãos humanas, contudo, seus autores contaram com a intervenção do Espírito Santo, que inspirou sua redação dando-lhes a capacidade de registrar aquilo que era a vontade de Deus. Portanto, são textos escritos por mãos humanas que trazem a verdade de Deus.

A Palavra de Deus não é uma letra morta. É viva. Por isso, a cada tempo traz um novo significado, embora o conteúdo seja o mesmo, como diz São Paulo: “Tudo o que se escreveu no passado foi para o nosso ensinamento que foi escrito, afim de que, pela perseverança e consolação, que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15,4). É Deus falando aos homens, na linguagem dos homens.

À medida que lemos a Bíblia e meditamos, oramos e nos comprometemos em adotar seus ensinamentos em nossa vida, o fermento ‘leveda a massa’ em nós e isso vai nos transformando. Conforme explica a Segunda Carta a Timóteo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (2Tm 3, 16).

Daí a importância de difundirmos esse hábito em família, para que todos cresçam na vivência dos valores humanos e cristãos. A Palavra vem de Deus, desce ao coração e produz mudança. Portanto, a Palavra de Deus é um movimento ativo, transformador, renovador e santificador.

Mas ainda temos todo o mês de setembro para meditarmos sobre a Palavra de Deus, por isso gostaria ainda de nesta mensagem convocar a todos e elevar uma prece pelo nosso país. Estamos em um momento conturbado da história brasileira, mas não podemos nunca perder a esperança e principalmente tomar consciência da nossa responsabilidade como cidadãos nesse ano de eleição.

Então peçamos a Deus que abençoe a todos nós, brasileiros, que possamos amar nossa pátria e trabalhar para que sejamos grandes aos olhos de Deus e dos homens.
 
"Senhor, atendei à nossa oração e ao nosso pedido de misericórdia.
Estejam os teus olhos voltados dia e noite para o Brasil.
Pelas Santas Chagas de Jesus, libertai-nos de toda influência maligna.
Senhor Deus, que os teus olhos estejam abertos
e teus ouvidos atentos às orações feitas neste país.
Colocai esperança em nosso coração nesse tempo de crise,
dai-nos união, Senhor.
Não sabemos em quem confiar e no que confiar,
por isso depositamos toda nossa confiança em Vós, Senhor.
Ó Deus, não rejeiteis a súplica desse teu povo.
Amém!"

 
Antes de finalizar elevo também uma prece pela Arquidiocese de Curitiba, que no próximo sábado celebra a padroeira, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e tem início o ano jubilar de 350 anos da primeira paróquia, hoje, a Catedral Metropolitana.

Que Nossa Senhora estenda seu manto protetor sobre os todos os fiéis, que possam ser sal na terra e luz no mundo.
 
Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas