Mensagem semanal do Padre Reginaldo Manzotti

Filhos e filhas,

Na próxima semana, celebraremos o Pentecostes e neste ano de 2018, quero rezar pelas comunidades. Estamos no ano do laicato, quando a Igreja aqui no Brasil propõe como tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”.

Estamos no ano do laicato, quando a Igreja aqui no Brasil propõe como tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”. Se os cristãos leigos e leigas são os sujeitos da evangelização, eles devem ser alimentados pela Eucaristia e animados pelo Espírito Santo pertencendo a uma comunidade. Essa precisa ser viva e atuante para que possa irradiar a Boa Nova do Evangelho.

Isso, filhos e filhas, sem nunca esquecer que o Espírito Santo é o protagonista da evangelização, é o nosso consolo. Jesus prometeu enviar-nos o Paráclito e enviou para sempre estar conosco. Assim, no domingo seguinte à Ascensão do Senhor, celebramos a Solenidade de Pentecostes.

Interessante percebermos que os próprios Apóstolos, que foram batizados, conviveram com Jesus, aprenderam com o Mestre, O viram Ressuscitado, receberam instruções Dele antes de subir aos céus, mesmo assim não sabiam como começar, tiveram medo. Permaneceram unidos em oração, mas não saíram direto para a missão.

Eles somente se sentiram capacitados no dia de Pentecostes, porque Jesus cumpriu o que prometera: “Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito para que fique eternamente convosco. O Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito” (Jo 14,16.26).

O Espírito Santo desceu sobre eles, como nos mostra o capitulo 1 dos Atos dos Apóstolos. Por isso, Pentecostes tornou-se o símbolo do nascimento das comunidades cristãs, reunidas ao redor dos ensinamentos de Jesus. É o dia do aniversário da Igreja.

Por isso, também é tão importante o sacramento da Crisma, pois confirma em nós os dons recebidos no Batismo. Devemos suplicar sempre: "Vem Espírito Santo, e traz a nós e a Igreja, um novo vigor, um novo Pentecostes.".

Então, nessa preparação para a Solenidade de Pentecostes, rezemos pedindo uma Efusão do Espírito Santo em nossa vida e em nossa comunidade:
Vem, Espírito Santo, e renova em mim a chama do Teu amor. 
Enche-me de fé, Senhor, e revela com a Tua luz todos os meus pecados e traumas. 
Liberta-me, Espírito Santo, e faz de mim uma nova criatura. 
Santifica o meu espírito e alma, renovando também todo o meu ser, emoções, mente, ouvidos, olhos, lábios e atos. 
Capacita-me a viver a Palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo em toda a sua profundidade. 
E agora, Santo Espírito, dá-me os Teus dons para que eu possa melhor servir o reino de Deus, amando, indistintamente, todos os meus irmãos. 
Mas, acima de tudo, derrama o dom do louvor, para que, em tudo e por tudo, eu glorifique o Senhor Nosso Deus. 
Em nome de Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Amém.

Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas