Marchantes e funcionários do Matadouro Público fazem protesto em Pesqueira

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre
Fotos: Carlos Gêmeos

Dezenas de manifestantes percorreram as principais ruas do centro de Pesqueira, hoje (03 de maio) pela manhã, pedindo a reabertura do Abatedouro Público, que foi interditado pelo Ministério Público, juntamente com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro).
Gritando palavras de ordem e com um carro de som, os manifestantes exigiam uma posição do ministério público, da Adagro e da prefeitura para resolver a questão e reabrir o local. Os manifestantes (marchantes e familiares de funcionários do local) querem que o matadouro volte a funcionar e dizem que o fechamento da unidade traz prejuízos às famílias que ficaram sem trabalho.
Em entrevista à reportagem, o secretário de Governo e Planejamento da prefeitura de Pesqueira, Evaldo Rosa, disse que o Governo Municipal apoia a reabertura do abatedouro e que “o município não tem condições de pagar a multa, estipulada e mais de R$ 400 mil”, mas vai tentar negociar para a reabertura do local. 
Já o deputado estadual João Eudes, por telefone, disse que vai participar logo mais às 17h, de mais uma reunião com a Diretoria da Adagro, no Recife, na tentativa de sensibilizar o órgão a reabrir o matadouro. 
“A interdição causa enormes prejuízos às famílias e traz transtornos ao município. Existem matadouros em piores condições do que o de Pesqueira e estão funcionando normalmente. Apelo pelo bom senso para que abatedouro volte a funcionar”, disse o deputado João Eudes, lembrando que já participou de várias reuniões na Secretaria de Agricultura do Estado para resolver o problema.
Por fim, o deputado disse que o problema é uma “questão de saúde pública”, uma vez que a interdição gera o abate clandestino de animais, sem cuidados com a higiene e a vigilância sanitária.

Texto: Flávio J Jardim
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, multidão e atividades ao ar livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas