Novo prefeito de Catende toma posse após afastamento de Josibias Cavalcanti, suspeito de corrupção

(Imagem: Whatsapp da Redação/ Portal Nova Mais)
O vice-prefeito Fausto Jacinto tomou posse interinamente como chefe do Poder Executivo de Catende, na Mata Sul do estado, na tarde desta quarta-feira (04/04). A resolução foi tomada após o afastamento do cargo de Josibias Cavalcanti, suspeito de participar de um esquema de desvio de verbas e contratos fraudulentos na administração pública.

A cerimônia de posse ocorreu na sede da Câmara de Vereadores da cidade e foi comandada pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Djalma Loureiro. Com a homologação do ato, Fausto Jacinto administrará o município pelo prazo de 180 dias (seis meses), de acordo com determinação da Justiça.

Depois do ato oficial, o prefeito empossado conversou com a imprensa e se mostrou surpreso com o desenrolar das investigações. Segundo ele, era perceptível a perda de popularidade do prefeito afastado, mas não tinha conhecimento de que atos irregulares ocorriam no âmbito da gestão municipal:

- "A gente percebia nas ruas a insatisfação do povo com algumas situações, mas não imaginava que havia irregularidades desse tipo. Agora vamos trabalhar, promover algumas mudanças de secretariado e buscar fazer o melhor possível para o povo catendense", explicou Fausto.

BUSCA E APREENSÃO

Josibias Cavalcanti e seu filho Alexandre Cavalcanti, secretário de Administração afastado,  estão sendo investigados no âmbito da Operação Gênesis III, que apura irregularidades administrativas em municípios do interior do estado, como fraudes em licitações e desvio de verbas públicas. A Justiça também determinou o afastamento do comando da Chefia de Licitações e do pregoeiro municipal, por supostamente integrarem os esquemas de fraude.

Ao todo, participaram da operação 32 policiais e dez integrantes do MPPE para cumprir oito mandados de busca e apreensão. O objetivo dessa fase das investigações é reunir documentos e equipamentos eletrônicos na casa dos suspeitos e na sede da prefeitura, em busca de mais informações sobre o modus operandi do grupo criminoso.
Mais cedo, em entrevista ao Portal Nova Mais, o Dr. Frederico Magalhães, promotor de Justiça e integrante do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), afirmou que todos os entes públicos afastados estão proibidos de adentrar os prédios da Administração e de utilizarem equipamentos oficiais, sob pena de multa:

 - "Além de serem impedidos de desempenharem suas funções, os alvos da operação também foram proibidos pela Justiça de adentrar as dependências da prefeitura, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia em caso de descumprimento. Por fim, o MPPE obteve ainda a indisponibilidade judicial dos veículos registrados em nome dos investigados", disse.

OPERAÇÃO GÊNESIS 

Deflagrada em dezembro do ano passado, a operação investiga desvio de recursos públicos e irregularidades em licitações em municípios do interior.

Os indícios de atos de improbidade que sustentaram o pedido de afastamento do prefeito e demais agentes públicos foram obtidos mediante a apreensão e análise de documentos nas etapas anteriores da Operação Gênesis.

Nova Mais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas