Justiça libera homens fantasiados da série 'La Casa de Papel' presos ao invadir centro de triagem de detentos

Em audiência de custódia nesta quarta (18), juiz determinou a cada um do trio envolvido na invasão do Cotel fiança no valor de R$ 5 mil, além de medidas cautelares.

Quatro homens foram presos com fantasias da série 'La Casa de Papel' ao tentarem invadir o Cotel, no Grande Recife (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Após audiência de custódia realizada nesta quarta (18) no Fórum da Comarca de Olinda, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) liberou os três homens presos na terça (17) após invadirem o estacionamento do Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, vestidos com fantasias da série 'La Casa de Papel'. O quarto detido é adolescente, responde a um Boletim de Ocorrência Circunstanciado e foi liberado no dia da invasão.

O juiz Thiago Fernandes Cintra concedeu liberdade provisória ao trio após fixar em R$ 5 mil a fiança para cada um deles, concedendo um prazo de 24 horas, que se encerra na quinta (19), para o pagamento do valor. Segundo o TJPE, até as 18h desta quarta (18), dois integrantes do trio tinham pago a quantia.

Além do pagamento da fiança, eles precisam cumprir medidas cautelares em substituição à detenção. Entre elas, estão recolher-se na própria casa das 22h às 6h, não se ausentar por mais de oito dias da comarca de residência sem prévia autorização judicial, comparecer aos atos de instrução criminal a que forem intimados e ao juízo mensalmente, para informar e justificar suas atividades.

Os três envolvidos foram autuados em flagrante pelos crimes de violação de domicílio qualificada (por entrarem contra a vontade expressa em compartimento não aberto ao público), favorecimento real (por terem ingressado com celulares em estabelecimento prisional), falso alarme (por terem provocado tumulto no estabelecimento prisional) e corrupção de menores.


Série 'La Casa de Papel'  (Foto: Divulgação)
Série 'La Casa de Papel' (Foto: Divulgação)


Entenda o caso


Com macacões vermelhos e máscaras do pintor espanhol Salvador Dalí, o grupo foi encaminhado à Delegacia de Paulista, também no Grande Recife. Ao WhatsApp da TV Globo, foram enviadas mensagens informando que o grupo era composto por youtubers pernambucanos que tentavam gravar uma pegadinha.

Nas redes sociais, um dos integrantes do grupo postou vídeos no início da noite da segunda (16) usando um macacão vermelho e máscaras de Dalí. Em seguida, foram gravadas imagens em frente a uma agência bancária que, segundo ele, fica em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

Segundo a Polícia Civil, o grupo entrou na unidade prisional portando celular e causando tumulto no local. Inicialmente, o caso foi registrado pelo delegado Diego Pinheiro, titular da Delegacia de Paulista. Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização, a abordagem do grupo foi feita por agentes penitenciários, que encaminharam as quatro pessoas à Polícia Civil. A escolta do grupo até a unidade foi feita pela Polícia Militar.

Em nota, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, recriminou a tentativa de invasão e classificou como uma "irresponsabilidade inimaginável". Ele lembrou a tentativa de resgate que deixou 21 pessoas mortas no Complexo Prisional de Santa Izabel, no Pará, e disse que o grupo poderia "facilmente ser confundido com estes mesmos criminosos".


G1 Pernambuco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas