Mulheres protestam no Recife contra desigualdade de gênero, machismo e feminicídio

Participantes da passeata protestam na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife (Foto: Pedro Alves/G1)
Mais de 30 movimentos sociais e feministas realizaram no Centro do Recife, nesta quinta (8), Dia Internacional da Mulher, uma passeata contra o machismo, o feminicídio e a desigualdade de gênero. Ao todo, segundo os organizadores, cerca de 15 mil pessoas participaram do ato, que saiu do Parque Treze de Maio, às 16h30, para a Praça do Derby. A Polícia Militar não divulga estimativa de público em protestos. 
A concentração teve início às 13h. Durante a passeata, os participantes levaram faixas e cartazes com mensagens como "Paridade já" e "O transporte é público, meu corpo não", além de tocar instrumentos musicais e fazer performances. Em uma delas, uma atriz "crucificada" foi carregada, simbolizando a luta contra a violência de gênero.
Por volta das 17h, o trânsito nos dois sentidos da Avenida Conde da Boa Vista, na área central da capital pernambucana, ficou bloqueado por conta da passeata. Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) acompanharam o ato.
Atriz é "crucificada" em passeata de mulheres no Recife para simbolizar luta contra violência de gênero (Foto: Pedro Alves/G1)
Uma das principais reivindicações das manifestantes é a legalização do aborto. O ato também se opõe às reformas trabalhista e previdenciária, do governo federal. "Queremos denunciar a violência contra a mulher neste contexto machista brasileiro. O que piora ainda mais quando um governo como esse vira as costas ao trabalhador e às pautas sociais", explica a ativista Emília Marinho.
Com faixas e cartazes contra o machismo e a favor do aberto, mulheres participam de passeata na capital pernambucana (Foto: Pedro Alves/G1)
Integrante da organização da passeata, a pedagoga Joana Santos critica os movimentos conservadores da política e pede incentivos à participação feminina em cargos de poder. "Estamos aqui para mostrar nossa força e organização. São mais de 30 movimentos e milhares de pessoas pedindo representação. Exigimos representação das mulheres nos espaços institucionais", enfatiza.
Por volta das 19h, os participantes da passeata chegaram à Praça do Derby, na área central do Recife, onde ocorreu a dispersão dos integrantes do ato.
G1 PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas