Pesqueira se despede do grande mestre Paulo Melo

A imagem pode conter: 4 pessoas
Paulo Melo (esq.) com os filhos
Essa é uma notícia que quem realmente é amigo não gosta de dar. A família anunciou agora a pouco, com pesar, o falecimento ocorrido na noite desta sexta-feira, 04 de agosto, de Paulo Oliveira Melo. Especialista em biologia e geografia, Paulo Melo foi professor por toda vida em colégios e faculdades da região. Coordenou pesquisas sobre a caatinga e o bioma de toda região. Catedrático, sempre buscava fornecer as informações mais precisas sobre as matérias que lecionava.

Além disso, tinha uma habilidade incrível de identificar os aspectos do clima, vegetação e geografia do “Agreste Setentrional”, como sempre descrevia a região.
Paulo Melo dedicou sua vida ao ensino da biologia vegetal e da geografia. Suas pesquisas e trabalhos passam por diversos campos, mas suas principais obras estão relacionadas à geografia. Escreveu livros (Pesqueira, Espaço e Tempo, o mais famoso), ensaios e teses. Foi diretor do Colégio Cristo-Rei e professor da AESA e da Faculdade de Belo Jardim.
Pesqueirense da gema, Paulo Melo sempre foi entusiasta da imprensa, da cultura e das artes. Foi presidente da Fundação de Cultura Zeferino Galvão e assessor especial em vários governos municipais. Sua vida, sua obra, seus ensinamentos se perpetuam em todos os seus alunos. Seu falecimento é uma perda irreparável a toda sociedade pesqueirense.
Aos 86 anos, Paulo Melo estava lúcido e contribuía com seu conhecimento descrever a história de Pesqueira. Duas perdas abalaram sua história recente de vida: a morte de sua esposa e do seu filho Bráulio. Mesmo assim, Paulo Melo vivia de bem com a vida, sempre procurando ajudar o próximo. Paulo Melo não morre se eterniza na memória e na Educação de Pesqueira e região.
Após o anúncio de sua morte, dezenas de pessoas fizeram comentários nas redes sociais, ressentidas com a triste notícia. 
“Relevantes serviços prestados à Educação de Pesqueira e região”, “Grande estudioso da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca”, foram algumas das homenagens que o Professor recebeu.
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre
Paulo Melo também foi craque do futebol
As mensagens atestam que “Foi no Colégio Comercial de Pesqueira, uma escola pública, que filhos de operários que não tinham condições de estudar, que Paulo Melo deu oportunidades a todos. Foi incentivador da implantação do segundo grau e do ensino profissionalizante”. “Paulo Melo teve um papel importante na construção da história de Pesqueira. A memória não esquecerá sua contribuição ímpar”, descreve outros comentários. 
“Paulinho, meus sentimentos, Não existe partida para aqueles que permanecerão eternamente em nossos corações”, diz oura mensagem.
O professor Fernando Pixito disse que “Paulo Melo escreveu, junto com Luiz Neves, uma das histórias mais bonitas de Pesqueira. Juntos fundaram o Colégio Comercial, um marco, diferente de tudo que existia até então. Um colégio misto, noturno e gratuito”, diz Pixito. Já Fábio Amorim, também professor, lembrou que “um colégio misto, noturno e gratuito... foi a grande história que o Professor Paulo Melo escreveu em nossa cidade, juntamente com o prefeito Luiz Neves, possibilitando aos filhos dos operários uma formação técnica em contabilidade”, acrescentou.
Mesmo após sua aposentadoria continuou colaborando com a História de Pesqueira, ministrando disciplinas de pós-graduação e cursos de difusão cultural. Paulo Melo viverá sempre na história de Pesqueira e sua contribuição a Educação marca toda uma geração. 
Vá em Paz Eterno Professor. Você ressuscitará em cada formatura, em cada tese de mestrado apresentada, em cada pós-graduação, em casa capítulo escrito sobre a história de Pesqueira.

(Texto Flávio J Jardim). Colaborou Hugo Torres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas