Final do Pernambucano estreia auxílio de árbitro de vídeo no Brasil

A primeira partida da final do Campeonato Pernambucano, entre Sport e Salgueiro, entrará para a história do futebol brasileiro. Isso porque, o duelo que está marcado para as 16h deste domingo, na Ilha do Retiro, fará o inédito uso do árbitro de vídeo. A informação foi confirmada pela Confederação Brasileira de Futebol, por meio do site oficial da entidade.
O projeto brasileiro vem sendo desenvolvido há um ano com apoio da Comissão de Arbitragem da CBF e da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF). No entanto, o árbitro de vídeo não poderá interferir em todas as dúvidas que possam surgir durante os 90 minutos. A ideia é que sejam analisados apenas os lances mais graves, como dúvidas em lances de gol, penalidade máxima, cartões vermelhos e erros na identificação dos atletas punidos.
A iniciativa foi aprovada pelo presidente do Sport, Arnaldo Barros. De acordo com o dirigente, a tendência é que o espetáculo fique mais dinâmico.
- O Sport apoia toda e qualquer medida que sirva para melhorar a lisura do jogo. Nós temos um histórico de sermos muito mais prejudicados do que auxiliados pela arbitragem. Não queremos ajuda, nós queremos que o espetáculo fique mais transparente. Então, o Sport apoia integralmente qualquer ação que ajude o esporte.
Embora também tenha aprovado a ideia de árbitro de vídeo, o presidente do Salgueiro, José Guilherme, ressaltou que os clubes com menor poder aquisitivo terão dificuldades para custear a operação, caso a medida seja adotada em todos os jogos da temporada.
- Claro que a gente gosta de ideia, pois nos ajuda dentro de campo. Quanto mais recursos, menos erros. Porém, as federações terão que custear isso. É praticamente inviável realizar futebol no interior e tenho certeza de que isso não é um problema apenas de Pernambuco. Então, se isso for se adotado em todos os jogos, as federações terão que custear. Realizar um jogo de futebol, para nós, que não temos tanto investimento, é algo muito complicado e mais esse custo tornará praticamente inviável.
O sistema de aplicação do árbitro de vídeo seguirá o protocolo aprovado pela Associação Internacional de Futebol IFAB. A entidade está orientando os testes com árbitro de vídeo em 13 países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Portugal, Qatar, República Tcheca e Turquia. A FIFA também está testando a tecnologia para o uso na Copa do Mundo Rússia 2018.
– Nós estamos satisfeitos com o progresso do Brasil nos últimos 12 meses e acompanhamos a CBF e a Federação Pernambucana durante toda a preparação para esse primeiro com o árbitro de vídeo alcançar o sucesso – afirmou o secretário-geral do IFAB, Lukas Brud, ao site da CBF.
O projeto inovador é brasileiro e foi criado com o apoio da Comissão de Arbitragem da CBF e da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF). O árbitro de vídeo não atua em todas as dúvidas que possam surgir em campo. As informações são passadas ao árbitro principal em quatro situações:
- Foi gol / Não foi gol
- Foi pênalti / Não foi pênalti
- Cartão vermelho direto indevido
- Identificação errada do jogador punido
Apenas em lances capitais
O jogo Sport x Salgueiro é parte dos experimentos práticos do International Football Association Board (IFAB), órgão máximo da arbitragem no futebol mundial. A filosofia dos testes não é interferir em 100% dos lances duvidosos, pois isso mudaria o ritmo e anularia emoções essenciais do futebol. O lema é “mínima interferência, máximo benefício”, com atuação da tecnologia em lances que podem mudar, diretamente, o resultado de um confronto. A questão do árbitro de vídeo não é trabalhar a questão: qual a decisão do árbitro está correta? Sua função é se perguntar: qual a decisão está, claramente, errada?
– Nós estamos satisfeitos com o progresso do Brasil nos últimos 12 meses e acompanhamos a CBF e a Federação Pernambucana durante toda a preparação para esse primeiro com o árbitro de vídeo alcançar o sucesso – afirmou o secretário-geral do IFAB, Lukas Brud.
O sistema de aplicação do árbitro de vídeo seguirá o protocolo aprovado pelo IFAB. A entidade está orientando os experimentos com AV em competições locais de 13 países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Portugal, Qatar, República Tcheca e Turquia. A FIFA também está testando esse nível de tecnologia este ano para o uso na Copa do Mundo Rússia 2018.
A universidade KU Leuven, da Bélgica, vem produzindo um banco de dados para analisar os experimentos do árbitro de vídeo. O IFAB espera tomar a decisão final sobre o uso do AV no futebol durante seu seminário anual, no primeiro trimestre de 2018.
Fontes: GE PE e CBF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas