Mensagem semanal do Pe. Reginaldo Manzotti

Filhos e filhas,

Estamos prestes a celebrar a Festa da Misericórdia. Alguém, providencialmente, há uns anos me deu o Diário de Santa Faustina, em seguida, ganhei um quadro com a imagem de Jesus Misericordioso. A cada página que lia, sentia minha alma queimar por essa face de Jesus tão óbvia, mas tão esquecida: Jesus, nas suas Santas Chagas, é misericórdia!

Ao ler isso, talvez você pense que se trata de algo sem importância e irrelevante, mas, saiba que, para a minha vida foi fundamental “esta descoberta existencial da misericórdia de Jesus”. Como dizia o filósofo: “O óbvio não é tão óbvio”. E, foi assim que comigo tudo se deu. 

A palavra de Deus está repleta de textos, ensinamentos que falam da misericórdia. Relembro alguns:
- “SEDE MISERICORDIOSO COMO VOSSO PAI É MISERICORDIOSO” (Lc 6,27-38)
- “BEM AVENTURADO OS MISERICORDIOSOS”  (Mt 5,7)
- “COM A MESMA MEDIDA QUE MEDIRDES SERÁ MEDIDO” (Mc 4,21-25) 
- “A CARIDADE É A PLENITUDE DA LEI”  (Rm13,10)
 
Dei-me conta que, não obstante toda leitura e meditação, a “minha hora” com a misericórdia de Jesus não havia chegado, até o momento quando o Espírito Santo fez minha alma arder. E a experiência pessoal e existencial que fiz da misericórdia marcou fundamentalmente minha vida e o rumo que daria à minha missão.
 
Fiquei profundamente marcado pela misericórdia de Jesus e vejo esta marca manifestada na obra Evangelizar é Preciso, onde as ações misericordiosas se tornam a regra de vida. Creio e reforço: as obras da misericórdia são os desafios, metas e objetivo para todos aqueles que se põe a evangelizar: “pela misericórdia, na misericórdia e com misericórdia”. 

Vale lembrar que, a palavra misericórdia significa compaixão, solidariedade e comprometimento com os infortúnios do próximo. Um Jesus Misericordioso que nos leva a acolher, amar e se comprometer com a dor dos sofredores, desempregados e desesperados.

Deus me deu esse carinho de poder, em meio ao meu sacerdócio, fazer a experiência de sua misericórdia nas Santas Chagas de Jesus.

Partilho isso com todos porque creio que meu exemplo poderá estimular a alguns a pedir esta Graça para Deus. Partilho, para que todos percebam que tudo tem sua “hora certa”. Partilho, para que haja uma preparação para celebrar, em plena oitava do Ressuscitado, a FESTA DA MISERICÓRDIA.

E nunca podemos nos esquecer que a misericórdia vem das Santas Chagas de Jesus.

Deus abençoe!

Padre Reginaldo Manzotti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas