Sertão de Itaparica: muita água e população sedenta

Com sete municípios e uma população estimada em 130 mil habitantes, a região do Sertão de Itaparica, banhada pelo Lago homônimo, é palco, hoje, do segundo seminário “Pernambuco em ação”, iniciado ontem por Afogados da Ingazeira, no Pajeú. Aqui, onde já chegamos, à vista do lago é bela e dá a impressão de que não há seca e existe água em abundância para consumo humano e as atividades domésticas.
Mas a água falta na cidade e na zona rural, onde muitas comunidades são abastecidas por carros pipas. Em grande parte de seu território e ao longo do rio São Francisco intensa atividade agrícola é praticada, como na microrregião de Petrolina. Nas áreas rurais, predomina a pecuária extensiva. A indústria e o comércio são pouco representativos.
Nesta microrregião localiza-se a usina hidrelétrica de Itaparica, da Chesf. O governador Paulo Câmara deve ouvir as mesmas reclamações do seco Pajeú, com um outro ingrediente: a difícil relação de proprietários rurais com a Chesf, que vez por outra gera conflitos. Recentemente, milhares de colonos ficaram impedidos de produzir porque a Celpe cortou a energia do sistema de irrigação.
Fonte: Blog do Magno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas