Mensagem semanal do Pe. Reginaldo Manzotti

Filhos e filhas,

Todos nós vivemos lutas diárias e constantes e precisamos sempre estar atentos às investidas do Inimigo em nossas vidas. Como já mencionei em outras homilias, o demônio é ardiloso e gosta de fazer ninho na família e no altar.

No livro Batalha Espiritual, eu dedico um capítulo inteiro para refletirmos sobre o nosso Arsenal de Combate, afinal, se estamos em uma luta, devemos estar com as armas certas. Não vou me delongar aqui sobre esse assunto, o faço no livro, mas lembro que toda batalha é vencida com fé. Na Carta aos Hebreus, encontramos: “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê” (Hb 11,1). Belíssima a definição para a fé, que é uma das virtudes teologais chamada infusa. Isso quer dizer que juntamente com a esperança e a caridade a recebemos como dom gratuito pelo nosso Batismo.


Pela fé, os Apóstolos deixaram tudo para seguir o Mestre (Mc 10, 28). Acreditaram nas palavras com as quais Ele anunciava o Reino de Deus presente e realizado na sua Pessoa (Lc 11, 20). Viveram em comunhão de vida com Jesus, que os instruía com a sua doutrina, deixando-lhes uma nova regra de vida pela qual haveriam de ser reconhecidos como seus discípulos, depois da morte d’Ele (Jo 13,34-35).



Pela fé, foram pelo mundo inteiro, obedecendo ao mandato de levar o Evangelho à toda a criatura (Mc 16, 15) e, sem temor algum, anunciando a todos a alegria da ressurreição, da qual foram fiéis testemunhas.



Pela fé, os discípulos formaram a primeira comunidade reunida à volta do ensino dos Apóstolos, na oração, na celebração da Eucaristia, pondo em comum aquilo que possuíam para acudir às necessidades dos irmãos (At 2, 42-47).



Pela fé, os mártires deram a sua vida, para testemunhar a verdade do Evangelho que os transformara, tornando-os capazes de chegar até o dom maior do amor com o perdão dos seus próprios perseguidores.



Pela fé, homens e mulheres consagraram a sua vida a Cristo, deixando tudo para viverem em simplicidade evangélica a obediência, a pobreza e a castidade, sinais concretos de quem aguarda o Senhor, que não tarda a vir.



Pela fé, muitos cristãos se fizeram promotores de uma ação em prol da justiça, para tornar palpável a Palavra do Senhor, que veio anunciar a libertação da opressão e um ano de graça para todos (Lc 4, 18-19).



Pela fé, no decurso dos séculos, homens e mulheres de todas as idades, cujo nome está escrito no Livro da vida (Ap 7, 9; 13, 8), confessaram a beleza de seguir o Senhor Jesus nos lugares onde eram chamados a dar testemunho do seu ser cristão: na família, na profissão, na vida pública, no exercício dos carismas e ministérios a que foram chamados.



Pela fé, vivemos também nós, reconhecendo o Senhor Jesus vivo e presente na nossa vida e na história. “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se chegar a Ele é necessário que se creia primeiro que Ele existe e que recompensa os que O procuram” (Hb 11, 6).



Que, na fé em Jesus Cristo, vençamos todas as nossas batalhas. Amém.



Padre Reginaldo Manzotti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas