Secretário de Saúde de Pesqueira fala na Talismã FM

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up
Hoje pela manhã, no programa Espaço Cidadão, da Rádio Talismã FM, foi entrevistado por Givanildo Silva e Elly Vasconcelos o novo secretário municipal de Saúde, Lucival Almeida, ele que assumiu pela segunda vez o cargo, esteve na gestão Cleide Oliveira há quatro anos e passou os três últimos meses trabalhando na transição dos governos. Vamos aos principais pontos da entrevista.

Atenção especial da prefeitura

Grande dificuldade é o HLP, mas este vai ser prioridade, pois as pessoas procuram mais o hospital e não os postos em seus bairros, sobre a criação de uma classificação de risco, o secretário falou este projeto vai ser implantado no HLP, de acordo com a cor da pulseira, vai identificar a gravidade do paciente. Também mostrou preocupação com os serviços essências: "se tiver medicação e médico, já vai ser muitas coisas mudadas, hoje o hospital já está com três médicos plantonistas (dois clínicos e um pediatra), o estoque de remédios, que estava zerado, estamos abrindo licitações para compra-los e deixar esta situação satisfatória". o gestor falou também que precisa de obstetras, mas que o novo diretor do hospital, Dr. Roberto, já está providenciando resolver esta falta. 

Continuidade

Sobre a desconfiança da população, para que estas ações tenha continuidade ele falou: "minha preocupação é manter os serviços essenciais e manter durante toda gestão de Maria José, vamos contratar ortopedista, vamos fazer convênios com UPAs Belo Jardim e Caruaru, para que as pessoas possam fazer seu tratamento nestas cidades mais próximas".
As contratações de serviços essências como médicos e enfermeiros serão prioritários, para evitar a falta destes profissionais.
Também será prioridade garantir médicos nos postos de saúde dos bairros e ele mostrou preocupação de fazer com que o trabalho seja feito de forma correta: "não podemos repetir as mesmas falhas do passado, só vai poder trabalhar quem tiver disponibilidade de horário, algumas pessoas foram demitidas por não cumprir estes horários, todos os PSFs têm que cumprir seus objetivos, senão correm os riscos de serem substituídos".

Hospital regionalizado

Uma comissão já tentou junto ao secretário estadual de saúde para que o hospital possa se tornar num sistema como acontece em Arcoverde, que passaria para o governo estadual, isto desafogaria as despesas municipais, mas ainda não houve nenhuma definição sobre esta questão.

Fitas de HGT

Estas fitas que serve para medir a glicose é de competência do estado em convênio com a prefeitura, onde aqui entra com o básicos e o estado com as fitas e a máquina, mas este está atrasado pelo estado, mas já foi enviado ofício para resolver esta situação, por enquanto, este testes podem ser feitos nos postos de saúde, pois nestes este serviço está disponível.

Secretaria de volta ao Prado

Será na antiga sede da companhia de polícia, para ficar mais próximo ao HLP, além de evitar pagar aluguel, já que este é prédio próprio, onde o dinheiro economizado com o aluguel, vai ser usado numa ampliação do espaço.

Dengue, chikungunya e Zika

Receberam equipes do estado para fazer um levantamento e deixar a prefeitura alertada e mostrou os indicadores e vai dar todo o suporte: "amanhã vamos nos reunir para tratar projetos e metas para evitar estas arboviroses, já colocamos os agentes de endemias nas ruas para prevenção,  o fumacê é quando o município está em situação de emergência, por ser um composto químico prejudicial a saúde, atualmente o indicador do município é de alerta, o objetivo é ir para o estado normal".
Estes foi os principais pontos da entrevista do secretário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas