Reforma do Ensino Médio. Será que é tão ruim assim? Por Jânio Araújo

Olá pessoal que nos acompanha neste Blog, espero que esteja tudo bem com vocês, com muita saúde e paz. 

O que me trás para fazer este comentário é um assunto que está tomando conta do noticiário, que é a reforma do Ensino Médio, que só não é mais comentado que a PEC-55 (antiga PEC-241).
Como professor formado em Licenciatura em Computação (que por sinal, Informática ainda não é disciplina curricular obrigatória, em pleno o momento da tecnologia) não poderia deixar de fazer este comentário e expor minha opinião sobre o tema.
Virmos que cerca de 400 escolas foram "retomadas" por alunos que criticavam exatamente esta reforma, isto começou no Paraná e depois virou "febre" no resto do país, o curioso é que pergunto a alguns jovens, por que eles estão protestando? A maioria nem sabe o porquê. 
Alguns alunos que estão nestas manifestações me indagavam ano passado por que tinha que estudar Química e Física, se eles não iriam para faculdades na área de exatas? Pois é, a reforma do Ensino Médio trata exatamente disto, portanto estavam protestando contra si. Sabemos também que estes movimentos são partidários, onde algumas lideranças sindicais e partidárias não vão concordar com nada de bom ou ruim que vier do governo Temer, mas vou listar pelo menos algumas questões e comentar onde esta reforma é um avanço, apesar de achar que o problema está mais no ensino básico, onde alunos chegam ao 6º ano sem saber ler e escrever, ou o fazer de maneira insatisfatória. Outro fato é que o Novo Ensino Médio regulamenta algumas medidas que já acontecia. 
Quem tiver dúvidas sobre o Novo E.M. clique neste link do Portal MEC. 

Disciplinas vão acabar?

Foi o primeiro grande alarde, mas não tem nada haver, O Novo Ensino Médio será dividido em dois (os 3 anos serão modulados em duas partes), no primeiro ano e meio, continuará dos mesmo jeito atual, onde disciplinas como Arte, Educação Física (estas obrigatórias também no Ensino Fundamental), Filosofia e Sociologia continuarão obrigatórias no currículo, muitos profissionais desta área "chiaram", mas não vai faltar emprego para eles, pois até quem é de Informática tem emprego, imagina que tem este privilégio de sua disciplina ser obrigatória. Na segunda metade, aí sim vai entrar o Ensino dirigido, onde o aluno vai escolher por uma das 5 áreas (I – linguagens; II – matemática; III – ciências da natureza; IV – ciências humanas; V – formação técnica e profissional.), ou seja, quem for seguir a carreira de Direito, não vai precisar estudar área de exatas, isso é uma conquista para os estudantes.

Formação Técnica e Profissional

Esta é uma modalidade de ensino que já é praticada há algum tempo, mas que ainda não tinha regulamentação, a partir desta MP, a modalidade ganha força no mercado atual, formando o estudante diretamente para o mercado de trabalho.

Escola Integral

Com a reforma, o ensino integral será preferencial, principalmente no ensino público.

Professores sem formação

Este também foi um assunto polêmico, mas que regulariza algumas situações, por exemplo, na área indígena de nossa cidade, existem os professores de Arte, que tem um vasto conhecimento na sua área e na própria cultura de seu povo, mas que não têm formação específica, com esta reforma, estes profissionais ficam regulamentados e assegurados em seus respectivos trabalhos, neste caso é exigido apenas conhecimento notório na área de atuação. Também tem a situação de disciplinas que não têm licenciaturas, como Direito, por exemplo, que tem que ser lecionada por bacharel.

Matemática, Português e Inglês

Matemática e Português será obrigatória em todo o Ensino Médio, O Inglês volta a ser a língua estrangeira obrigatória, podendo as instituições acrescentar outras línguas em seu currículo.

Escolas com autonomia

As escolas terão total autonomia, ou pelo menos a Gerencia Regional de sua cidade, para escolher a área melhor para sua região.

Esta MP é definitiva?

Não, como todas Medidas Provisórias, tem validade de no máximo 120 dias , tendo que ser apreciada no Congresso Nacional, onde poderá ser modificada e aperfeiçoada antes de ser implantada em 2018, foi instituída MP, por causa da urgência de mudança.

Quem tiver mais dúvidas pode clicar no link acima, pode deixar seus comentários também, concordando ou discordando do texto, pois estamos numa democracia e, assim temos que ter opiniões próprias e respeitar as outras.

Abraço a todos e fiquem com Deus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas