De olho em 2012: Política por Antônio Jânio



Olá amigos internautas, estamos aqui para mais um encontro mensal para falar de política, vamos falar sobre os novatos, que vão tentar uma cadeira na Casa Anísio Galvão no próximo ano, também vamos falar de como é a regra na eleição proporcional e mais informações do mundo político.
Mais um ministro de Dilma caiu, desta vez foi Orlando Silva dos Esportes, será que no mês que vem terá mais algum?
Depois de passado o período de filiações, a próxima etapa é a preparação para as articulações, vários comentários já começam a invadir as ruas de nossa cidade, como a regra não mudou vamos continuar tendo as coligações, lembrando que a chance de vitória aumenta em caso destas.
Entre os nomes novos temos como pré-candidatos: Sebastião de Mimoso (filho de Lu), Tito, Lula das Parabólicas, Samuel Dinho, Nildo Lucena, Sil Índio, Jasdenir de Leitinho, Cacau do Papa, Mônica do Xucurus, Montanha, Lúcia de Fabrício, Chacrinha Marchante, Deca Pedreiro, Junior Gordo, Dadá do Alisa, entre outros. Estes nomes podemos apurar durante comentários pelas ruas da cidade e também aqui em nosso mural de recados, porém nem todos confirmaram, mas o eleitor de Pesqueira terá boas alternativas na política local, vamos analisar principalmente as propostas, o que o seu candidato projeta para Pesqueira a partir de 1° de janeiro de 2013?
Vamos agora falar sobre as regras do jogo, como funciona a eleição proporcional? O que é este jogo onde nem sempre quem tem mais votos vence? Vamos tentar explicar a você caro eleitor de forma bem simples como isso funciona.
Primeiro são formados as coligações, o jogo já começa aí, não há limite de partidos, porém o número máximo de candidatos é o dobro de vagas, ou seja, em 2012 serão 30 (15 vagas em Pesqueira) candidatos por coligação, o partido que não se coligar, pode ter até 22 candidatos (o número de vagas, mais 50%), por isso que quem coliga tem mais chance, pois tem mais candidatos. Depois cada coligação ou partido disputa contra as outras, digamos que tenha o partido A, a coligação B e C, outra coligação D,E e F e outra G e H. então digamos que a cidade tenha 15 mil eleitores (número apenas para facilitar a cálculo, Pesqueira tem muito mais) votantes e desses, todos foram considerados votos válidos, ou seja em alguém ou no partido (voto de legenda), então o número de votos válidos (15 mil) é dividido pelo número de vagas (15), o resultado desta divisão (1000) passa a ser o coeficiente mínimo, somente o partido ou coligação que atingir esta, terá direito a cadeira na Casa Anísio Galvão, se o partido tiver menos que isso, não tem direito a vaga. Então digamos que a primeira coligação tenha 3500 votos, esta tem direito a 3 vagas e 500 votos de sobra (daqui a pouco explicamos esta sobra), aí acontece a eleição interna, dentro do próprio partido ou coligação, o que faz com que na prática o voto seja disputado por colegas de palanque, neste caso aí, os 3 primeiros mais votados estão eleitos. A sobra serve para indicar as vagas restante, pois sempre não fecham estas com o coeficiente exato, então se a sobra deste partido for maior que as outras, desde que já tenha atingindo o coeficiente mínimo, então este partido vai herdar mais uma vaga, exemplo A=3500, B e C= 2800 e D, E e F =1400, ganha a segunda coligação que ficou com 800 votos de sobra. Então é isso caro internauta eleitor, caso fique alguma dúvida, pode-me contactar pelo fone (87) 9169 0175 ou e-mail antoniojanio10@hotmail.com.
Até o próximo mês com mais um De olho em 2012.
Antônio Jânio – Vida News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas