Trabalho da faculdade, Estrutura e Funconamento da Educação

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO
ALUNO: ANTONIO JANIO DE ANDRADE ARAÚJO
Pesqueira, 06 de agosto de 2009
Este trabalho está publicado no site http://antoniojanio.blogspot.com/

WEBQUEST SOBRE O NÍVEL MÉDIO NO BRASIL

Introdução:

Vamos agora neste trabalho, acompanhar uma entrevista com um professor e um aluno do ensino médio, analisar através do relato de ambos, como anda o ensino médio em nossa cidade, informo que estas entrevistas foram realizadas na Escola Estadual Cristo Rei, que é uma escola de referência em Pesqueira, no dia 05 de agosto de 2009, numa noite fria (17º), típica do inverno em nossa cidade. Finalizo com um texto dando o meu ponto de vista sobre o ensino médio, não só aqui em Pesqueira, como em todo Brasil.

Entrevistas:

Foram feitas 5 perguntas sobre o nível médio para o professor e 6 perguntas para o aluno sobre o mesmo assunto, vamos a elas:

A primeira entrevista foi realizada com a professora Rozane Maria Freitas Barros de Andrada, 51 anos de idade, da Escola Estadual Cristo Rei. Em negrito vão está as perguntas e as respostas em letra normal:

• Há quanto tempo você leciona? Há quanto tempo no nível médio?
Tenho 33 anos de ensino e todos estes no nível médio.
• Que disciplina você leciona?
Sou pós-graduada em língua portuguesa e língua inglesa, mas leciono também filosofia, sociologia, música, geografia, história e artes.
• Qual a maior dificuldade que você vivencia em seu trabalho no ensino médio?
O descaso do aluno, as vezes agente vai a escola com muita vontade de ensinar e, o aluno não está nem aí para aprender.
• Sua escola realiza alguma atividade de orientação vocacional com os alunos do ensino médio?
Não, já ouvi falar de algumas escolas particulares que o realiza.
• Você acredita que a provação no ENEM é uma estratégia interessante para o ingresso no ensino superior? O que você acha de o ENEM substituir os exames dos vestibulares para o ingresso nas universidades?
Sim, o aluno que faz o ENEM e passa, tem capacidade suficiente para entrar nas universidades.

A segunda entrevista foi realizada com aluna Luana Vasconcelos, 20 anos de idade, no mesmo sistema de letras da primeira entrevista:

• Em que escola você está cursando o nível médio?
Escola Estadual Cristo Rei
• Qual a sua série?
1ª série do nível médio
• Você gosta mais de qual disciplina no currículo do ensino médio?
Artes
• Ao terminar o ensino médio, você pretende ingressar em algum curso superior? Qual?
Pretendo, mas ainda não sei qual o curso.
• Ao terminar o ensino médio, você pretende realizar algum curso pós-médio profissionalizante? Qual?
Sim, pretendo fazer edificações.
• Você acredita que a provação no ENEM é uma estratégia interessante para o ingresso no ensino superior? O que você acha de o ENEM substituir os exames dos vestibulares para o ingresso nas universidades?
Sim, acho melhor, pois para entrarmos nas universidades era necessário ir para outras cidades, até mesmo para fazer os vestibulares e, com o ENEM, podemos tentar entrar na universidade fazendo o teste aqui mesmo em Pesqueira.

Análise:

Bem, nestas entrevistas, pude notar que a professora entrevistada é felizmente uma daquelas que adora a profissão, dá pra entender isto, quando ela coloca como “descaso do aluno” como a maior dificuldade que ela vivencia no ensino médio, quando a maioria poderia colocar outras dificuldades como: falta de estrutura de material ou da escola, problemas de salário, problemas de convívio com os gestores, etc. Outra observação que faço nessa entrevista foi a quantidade de disciplinas que ela leciona, apesar de ser pós-graduada em línguas portuguesa e inglesa, ela citou mais 6 disciplinas que leciona, ela me falou que é porque a mesma dá aula numa espécie de supletivo, mas as vezes nós vemos isso direto, poucos professores especialistas em algumas disciplinas como química e física, por exemplo, que normalmente é lecionada por professores de matemática.
Na outra entrevista, em primeiro lugar, percebemos que aluna apresente distorção idade-série, pois a mesma se encontra na 1ª série do nível médio e, sua idade é de 20 anos, quando o normal pra série seria 15 anos de idade, notei também que ela tem vontade de continuar os estudos depois do nível médio, pois ela respondeu que pretende ingressar no curso superior ou pós-médio profissionalizante, porém para o curso superior, ela ainda não decidiu o que fazer, este é um problema da escola que não realiza nenhuma atividade de orientação vocacional, assim como informou a professora entrevistada.

Conclusão:

Concluo este trabalho dizendo o que penso sobre o ensino médio no Brasil. Acho que no país ainda o governo não se importa com a qualidade do ensino e, sim pela quantidade de alunos que “estudam” no nível médio, isso acaba ocasionando numa aprovação quase que automática, pois quando o aluno é reprovado várias vezes, esse fica mais propício à desistência, então o resultado desta pratica acaba não qualificando o aluno que, quando termina o nível médio, tem dificuldades para entrar na universidade, pois os testes destas são bastante concorridos, no ensino particular a situação é um pouco melhor, mas alguns estabelecimentos, por não conseguirem formar grandes turmas de alunos e, para não os perderem, acabam adotando um sistema parecido com o ensino público.
Muita coisa teria que ser mudada para melhorar a qualidade do ensino médio em nosso país, como ter aulas de reforço ou mesmo integral para os alunos com mais dificuldades e, outras melhorias, isto visando sempre a qualidade, mas o governo, infelizmente, anda na contra-mão, prefere criar cotas raciais e sociais (que só faz gerar mais preconceito) para os alunos entrarem nas faculdades,ao invés de melhora a qualidade do ensino. Outra coisa que os governantes devem fazer é tratar bem os professores, com melhores salários, pagamentos de bônus (quando o prometerem), fazendo com que se evitem as greves, que estas desestimulam muito aluno e, faz com que o professor não dê uma aula de qualidade.
Bem este foi um pouco do que penso sobre o ensino médio no Brasil, não deu pra colocar tudo que penso, pois não iria caber neste trabalho, mas esses pensamentos são os meus mais importantes. Apesar de tudo acredito que a qualidade do ensino médio no Brasil melhore, basta que nossos governantes vejam que a melhoria do ensino vale mais que cotas e, que podemos realmente ter uma educação nota 10.

Agradecimentos:

Agradeço primeiramente a Deus e a meus familiares que sempre me incentiva a fazer as atividades e que não desista jamais, a meus professores e tutores, além dos meus colegas, pelo mesmo motivo citado e, especialmente para a Srª. Rozane Maria Freitas Barros de Andrada e a Srtª. Luana Vasconcelos, que me responderam o questionário da entrevista com muita elegância e prazer.


Texto e trabalho feito por:

Antônio Jânio de Andrade Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rios e barragens enchem d'água em Pesqueira

Arcoverde abre vagas para seleção simplificada de contratados temporários

Professora do Eremjam morre aos 42 anos

Médicos do HLP entregam seus cargos

Compesa: Pesqueira voltará a ter água nas torneiras na próxima semana

Tragédia em Pesqueira: Jovem tem som roubado e morre em acidente

Pesqueirense morre em acidente na BR-232 em Sanharó

Acidente na BR-232 em Sanharó, deixa advogado gravemente ferido

Confira na íntegra toda a programação cultural do Carnaval dos Caiporas